Dicas de livros

Bom, eu já dei pra vocês muitas ideias de decoração, vestidos, cores, buquês, inspirações, etc. Hoje, quero compartilhar com vocês uma coisa que eu acho muito importante:  o cuidado não com os preparativos para a festa do casamento, mas com casamento em si, ou seja, com a vida a dois após a festa.

Este post aqui do site Casarei, me inspirou para dar dicas de livros que falam sobre o planejamento familiar e sobre como construir um casamento duradouro e feliz. No post, a autora, Jane, fala sobre as duas palavras diferentes para casamento que há no inglês: “o wedding (a festa do casamento) e o marriage (a união, a família, o que vem depois do wedding)” e fala sobre a importância de a gente se procupar principalmente com o marriage, pois, se não, a festa não valerá a pena e terá sido apenas uma festa sem sentido algum, afinal, o que importa mesmo é o amor entre os noivos, não é mesmo? Por isso, resolvi dar dicas de dois livros muito bons que te ajudam a acreditar (e cultivar) o casamento como um relacionamento de contínuas demonstrações de amor, ou seja, que te ajudam a cultivar o marriage, e não apenas o wedding.

O primeiro livro que quero indicar é O Casamento que Você Sempre Quis, de Gary Chapman. É um livro ótimo, escrito de forma leve e gostosa de ler, com ensinamentos práticos e bíblicos (pois o autor é um pastor e conselheiro familiar norte-americano com vasta experiência no aconselhamento de casais). O intuito do livro é nos ensinar o caminho que leva a uma união estável, harmônica e, principalmente, marcada por amor e compreensão. Leia, porque este livro mostra que aquelas pessoas que dizem que “casar é se enforcar”, que “depois do casamento muda tudo” e que não acreditam em amor, estão totalmente equivocadas e que para o casamento ser bom e feliz, é preciso ter um comprometimento sério do casal, que realmente se leve a sério a expressão “até que a morte os separe” e que haja um esforço contínuo de ambos (e não só ficar esperando a mudança no outro e ficar criticando o outro esquecendo dos seus próprios erros e fraquezas) para se ter o casamento que sempre se quis.

O segundo livro que quero indicar aqui é Família S/A – O desafio de construir uma família estruturada, de Josué Campanhã. É um livro essencialmente prático, que fornece para os casais dicas de como detectar as necessidades de cada membro da família, seus problemas e desafios. O autor, escritor, palestrante na área de liderança, planejamento e família e consultor em planejamento, nos convida, nesta obra, a refletir sobre a missão da família e aconselha o leitor a fazer um check-up familiar, levando em conta os planos, desejos e sonhos de todos membros da família, além das frustrações, ansiedades, decepções e conflitos. Ao final de cada capítulo há uma “tarefa de casa”, com exercícios práticos para que o casal estruture planos de ação para a família, seguindo um objetivo único, que deve ser traçado de acordo com o perfil e expectativas de cada família. É também um livro de leitura fácil, e que nos mostra o quanto é importante planejar a vida em família, para que não vivamos a esmo, sem objetivo nenhum, e para que não nos percamos no caminho e nos tornemos uma família totalmente desestruturada.

Os dois livros são muito bons e espero que eu possa ter ajudado vocês com essas dicas de leitura, afinal, é preciso celebrar o amor não só na festa de casamento, mas também, e principalmente, na vida diária do casal!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s